" />
Você está aqui: Home > noticia > E as cores de 2016 são Rosa Quartz e Azul Serenity

NOTÍCIAS

E as cores de 2016 são Rosa Quartz e Azul Serenity

As cores que vão ditar as próximas tendências na moda e no design devem transmitir "bem-estar e tranquilidade" e representar a igualdade de géneros, segundo o Instituto Pantone

A Pantone revelou as cores do ano 2016 e pela primeira vez são duas. Rose Quartz e Serenity são as cores que vão influenciar indústrias e empresas, artistas, designers e estilistas durante o próximo ano e não devem ser confundidos com rosa claro e azul claro.

A autoridade mundial das cores escolheu estes dois tons suaves pois, tal como mostram no site, o ano 2015 foi marcado por caos, conflitos, redes sociais, e muita rapidez. As duas cores são simbólicas e devem transmitir uma sensação de "equilíbrio, calma, bem-estar, tranquilidade, igualdade e dualidade", conforme o texto da empresa. Vão "servir como a expressão de um estado de espírito e de uma atitude".

O Instituto Pantone, que estuda as cores e lança as tendências, já viu os resultados desta escolha em ação. Desde maquilhagem ao vestuário e a dicas de decoração, várias pessoas seguiram os conselhos da marca e adotaram as cores do próximo ano.

O Rose Quartz é um "tom delicado que transmite compaixão e compostura", como explica o instituto. O Serenity é arejado e relembra "o céu azul", dando a sensação de uma pausa no tempo e "relaxamento mesmo em tempos conturbados", continua o texto.

Ao mesmo tempo, segundo a vice-presidente da Pantone, Laurie Pressmas, a seleção reflete as recentes discussões sobre igualdades de género e coincide com "movimentos sociais a favor da igualdade e fluidez", ao misturar as cores tipicamente associadas a cada sexo, segundo o Quartz.

A decisão foi tomada após uma reunião dos membros do Instituto Pantone, que estuda as cores e os seus efeitos e prevê tendências.

A empresa norte-americana, conhecida por criar os padrões das paletes de cores a nível internacional tornou-se uma autoridade para designers e artistas que querem que as cores utilizadas nos seus rascunhos e sketches não sejam alteradas. Em qualquer lugar do mundo, graças à empresa, o código de cores "Pantone 13-1520" vai corresponder ao Rose Quartz.

Fonte: Diário de Notícias

Site: http://www.dn.pt/artes/interior/e-as-cores-de-2016-sao-rosa-quartz-e-azul-serenity-4947505.html

 

Veja Também