Você está aqui: Home > noticia > Como acertar na escolha das esquadrias

NOTÍCIAS

Como acertar na escolha das esquadrias

Na hora de comprar a moldura das janelas de sua casa, vale ir além da estética: desempenho e segurança também devem ser levados em conta

Se tem pensado em fazer uma reforma daquelas em casa ou começar a obra do zero, é bom prestar atenção nas esquadrias das janelas e das portas painéis, que precisam ser funcionais, esteticamente adequadas ao projeto e duradouras. Afinal, o custo pode pesar bastante no orçamento – até 18% do preço total, segundo a arquiteta Monica Raeder. “É melhor optar pelas prontas, que normalmente têm valor mais acessível, e de alumínio, pois as de ferro e de madeira exigem mais manutenção, encarecendo a longo prazo.”

A esquadria tem de proporcionar conforto aos moradores, sendo que o desempenho de vedação deve influenciar na escolha. De acordo com a designer Priscila Viana, as particularidades do imóvel também precisam ser consideradas, sendo que, para cada situação, há um material que se encaixa melhor. “A esquadria caracteriza o estilo arquitetônico. Em um projeto clean e urbano, as de alumínio, pvc, aço inox ou vidro temperado são mais indicadas. Se a morada for mais rústica, as de madeira encaixam-se de forma mais harmônica”, recomenda.

Pensando em durabilidade, as profissionais orientam escolher as de pvc e as de alumínio. “As janelas de ferro são seguras e baratas, mas necessitam de muita manutenção, assim como as de madeira. Se optar por alumínio, a vedação é muito boa, e as de pvc atendem bem a todos os requisitos”, explica Mônica. Se você ainda tem dúvidas, saiba que misturar materiais é possível.

No projeto da designer Priscila Viana, as esquadrias são de alumínio e de vidro temperado, feitas sob medida e aplicadas nas paredes e no teto. “Neste caso, levei em conta a vedação dos materiais, a praticidade de manutenção e a durabilidade, pois a banheira gera vapor e umidade.” Foto: Antônio More/Divulgação

SERVIÇO: Priscila Viana, da Integra Arquitetura. Avenida da Integração, 1.899, fone (41) 3085-5565. Monica Raeder, Avenida Nossa Senhora da Luz, 250, fone (41) 3356-0362.

Fonte: Gazeta do Povo - Revista Haus - http://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/moldura-perfeita/

Veja Também