Você está aqui: Home > noticia > Climatização passiva

NOTÍCIAS

Climatização passiva

Painéis termoisolantes fixados na fachada de shopping nordestino ajudam a manter temperatura interna amena, reduzindo custos com ar condicionado

Localizado em Sobral (CE), a 230 km de distância de Fortaleza, o North Shopping Sobral tem 48.444 m² de área construída em terreno de 37.786 m². Abriga, em seus dois pavimentos, cinco lojas âncora, três mega lojas e 133 lojas satélites, além de 14 quiosques, cinco salas de cinema, dentre outras atrações. O estabelecimento conta com 771 vagas para automóveis, quatro elevadores e duas escadas rolantes.

DESAFIO

Com clima predominantemente semiárido, as temperaturas na cidade de Sobral variam entre 19ºC, na região serrana, e 35ºC, com médias entre 25ºC e 30ºC, ultrapassando os 40ºC em algumas ocasiões. Além disso, a região alterna períodos chuvosos e secos, com pluviosidade anual de 931,7 mm. "Sobral é uma cidade caracterizada pelas altas temperaturas durante o dia. A refrigeração dos shoppings é um dos itens de maior peso no cálculo dos custos de operação desses equipamentos", explica o arquiteto Ricardo Muratori, responsável pelo projeto do centro comercial.

Por esse motivo, todo o projeto foi orientado no sentido de minimizar os efeitos da incidência direta de sol nas alvenarias de fechamento e nas superfícies translúcidas.

SOLUÇÃO

Nesse contexto, para mitigar os efeitos do clima local, Muratori optou pelo sistema de fachada ventilada e por cores menos absorventes de calor para o telhamento e os beirais de proteção dos vidros.

Na fachada, o material utilizado para auxiliar na manutenção da temperatura interna em 22ºC foram os painéis termoisolantes TermoWall, da Dânica. Conforme conta Fernando Caetano Ferreira, supervisor de vendas da fabricante, o TermoWall tem revestimento em aço e núcleo isolante em poliuretano (PUR).

Muratori revela que havia outros revestimentos possíveis, mas que alguns fatores levaram à escolha pelo material da Dânica. "A disponibilidade no momento da compra, a eficiência comprovada em usos anteriores, diversidades de cores e facilidade de montagem foram decisivas na escolha", conta.

Os 4,6 mil m² de TermoWall utilizados foram fixados a 0,50 m de distância das paredes em blocos de concreto. "Isso cria um colchão de ar renovável que atenua a transferência de calor para o interior dos ambientes. Além disso, o próprio painel tem características termo isolantes", pontua Muratori.

Embora sejam utilizados predominantemente nas faces Nordeste e Sudeste do shopping, os painéis também estão presentes em áreas de circulação e serviços. Pintado por meio do sistema coil coating anticorrosivo, que resulta em melhor proteção contra a corrosão e excelente acabamento estético, maior durabilidade e variedade de cores, o TermoWall está presente na edificação nas cores branca, marfim e terracota.

A alternância de cores visa, explica Muratori, atenuar os impactos da volumetria típica de shoppings. Nas palavras do arquiteto, "estruturas com grandes painéis cegos de fechamento com difícil solução plástica capaz de atenuar os impactos dessa volumetria". Por isso a opção foi por fragmentar os volumes em conjuntos menores. "As cores diferenciadas foram fundamentais na tentativa de reforçar essa fragmentação", diz.

Os painéis utilizados nessa obra foram fabricados na Dânica Nordeste, que fica em Jaboatão dos Guararapes (PE).

FIXAÇÃO

Com, no máximo, 5.369 mm de comprimento, o peso próprio do TermoWall é de 9,94 kg/m². Sua montagem foi feita com uso de plataforma elevatória, mas é possível optar também por sistema de balancim.

No North Shopping Sobral, foram fixados em estrutura auxiliar a cada 2.700 mm, mas distâncias de até 3.500 mm são viáveis. A fixação se dá com grampos e parafusos embutidos entre os encaixes. Na fixação das emendas do painel, utiliza-se um grampo com um furo fixado à estrutura metálica. Nas fixações intermediárias, utiliza-se um grampo com dois furos para dois parafusos.

Na emenda entre os painéis, é colocado um perfil de alumínio moldado fixado com fitas de dupla face nas abas. O perfil é preso com parafuso à estrutura metálica, prensando os painéis na estrutura e, consequentemente, a fita entre o perfil e painel. Dessa maneira, a fixação do painel é interna e não fica aparente.

*Fonte: Revista Pini -  http://piniweb.pini.com.br/

Veja Também