Você está aqui: Home > noticia > Estruturas à vista

NOTÍCIAS

Estruturas à vista

Estruturas em exposição vêm ganhando cada vez mais destaque nas decorações residenciais – são detalhes como tubulações elétricas e hidráulicas, vigas ou tijolos que tornam-se realce nos ambientes. A rusticidade une-se à modernidade, garantindo criatividade aos espaços. A tendência de decoração industrial iniciou-se por volta de 1950 em Nova Iorque, com fábricas antigas, lojas, estúdios, galpões e garagens sendo adaptados para moradia.

Segundo a arquiteta Monica Raeder, a decoração em estilo industrial precisa ser usada com sabedoria para conferir beleza. “Para que esse tipo de decór tenha sucesso, é importante não se acanhar no momento de criar: o ideal é não fazer nada mais ou menos, pela metade. A dica é ousar e apostar no estilo, para que não fique parecendo uma obra inacabada, por exemplo. Para deixar a tendência bem clara vale usar a mistura de materiais (tijolo, vidro, piso em pedra ou porcelanato, tubulação aparente etc), levando ao ambiente um ar retrofit moderno”, revela a profissional.

Para a designer de interiores Priscila Viana, a decoração industrial segue um ar minimalista, que objetiva mostrar a identidade e história do ambiente: “Quanto mais integrados os espaços, maior será o resultado da composição, ou seja, quanto menos delimitação de espaço por paredes, melhor. Para demarcar os espaços no estilo industrial, tiramos proveito do próprio mobiliário para garantir personalidade ao local”.

Iluminação

Entre as opções, os itens de iluminação que seguem o estilo industrial podem chamar a atenção. De acordo com Camila Feres, supervisora em iluminação da Irmãos Abage, a procura por produtos industriais tem crescido gradativamente conforme a demanda do mercado. “Hoje com os novos mobiliários mais práticos, menores e mais crus, algumas pessoas sentem a necessidade da aplicação de peças que harmonizem com a situação e levem um toque especial ao projeto, como as luminárias industriais, em especial os pendentes. Porém, a procura é muito específica, partindo de clientes que sabem o que querem e acompanhados de profissionais da área”, explica Camila.

Para compor os espaços com sabedoria, Priscila afirma que a iluminação aparente é uma aposta de sucesso. “Este tipo de iluminação remete bem às características dos anos 50. Para seguir a proposta e ao mesmo tempo elaborar um ambiente aconchegante, o uso de trilhos com spots direcionáveis, pendentes, arandelas, balizadores, luminárias de piso ou de mesa é indispensável”, comenta a designer.

Fonte: Prime Comunicação

Fonte: Paraná shop - 

Veja Também