Você está aqui: Home > noticia > As cores do ano na decoração

NOTÍCIAS

As cores do ano na decoração

Tonalidades prometem harmonizar os ambientes em 2015

Mais que selecionar móveis e demais itens para decoração, é importante escolher as cores do ambiente. Anualmente são lançadas tendências de tonalidades para elaboração de espaços com novidades para design, arquitetura e decoração. A seleção de nuances é realizada a partir da busca de influências mundiais, baseando-se na indústria da moda e do entretenimento, no universo das artes, na tecnologia e demais situações que despertem a atenção ao redor do globo.

Para 2015 a Pantone, reconhecida mundialmente como especialista em cores, lançou nove paletas apostando em nuances frias e suaves com tons quentes sutis, seguindo uma vertente minimalista en plen air (do francês, “ao ar livre”) no PantoneView Home + Interiors 2015. Entre as opções, algumas se sobressaem, como Marsala cores do ano na decoração Tonalidades prometem harmonizar os ambientes em 2015 – a cor do ano –, Scuba Blue, Classic Blue, Toasted Almond e Glacier Gray.

De acordo com a designer de interiores Priscila Viana, as tendências do ano encaixam-se nos mais variados projetos, mas é importante saber como usá-las para conquistar harmonia e identidade. “A escolha de cores ajuda a corrigir imperfeições como pés-direito muito baixos ou paredes grandes.Também é possível estimular ou destacar pontos como produtividade, criatividade, relaxamento, consumo, entre outros. Dentro deste contexto pode-se, por exemplo, trabalhar o sentido psicológico das cores, as experiências sensoriais e cognitivas, além das referências culturais ou individuais”, esclarece.

As arquitetas Eliza Schuchovski e Caroline Andrusko, do escritório Perffectta Arquitetos Associados, esclarecem que as cores têm papel importante na concepção de espaços. “As tendências modificam-se anualmente e criam possibilidades de renovação na decoração. Embora tendências não sejam regras, guiam a maioria das criações dos projetos e composições sugeridas pelos profissionais de interiores”, revela Eliza. Para Caroline, as opções de 2015 apresentam inúmeras formas de aplicação: “Um ambiente precisa de cores que harmonizem para a composição. Na Pantone, as tonalidades neutras como o Toasted Almond e Glacier Gray podem compor a massa expressiva do ambiente, enquanto os azuis Scuba Blue e Classic Blue, e também o Marsala, conseguem dar um efeito mais vibrante em pequenos detalhes.”

Além das cores anunciadas pela Pantone, o Cobre é outra interessante pigmentação para o design de interiores. A cor foi sucesso na Europa em 2014 e segundo Alexandre Chiquiloff, coordenador de design da Moss Para Casa, a nuance ainda é uma grande aposta. “O Cobre é resultado de um processo tecnológico diferenciado e inovador, imprimindo uma sofisticação natural na medida certa. O tom carrega consigo a tradição de retratar o metal nobre mais antigo”, explica. 

“A escolha de cores ajuda a corrigir imperfeições como pés-direito muito baixos ou paredes grandes.

Também é possível estimular ou destacar pontos como produtividade, criatividade, relaxamento, consumo, entre outros ” 

Priscila Viana - designer de interiores

 

*fonte: Revista Imovel Magazine - edição fev/março 2015

*http://www.imovelmagazine.com.br/site/downloads/Revista-Imovel-Magazine_33.pdf

*Por: Paola Possato

Veja Também